Cárcere de Paulo e Pedro (Mamertino)

O chamado Cárcere Mamertino ou Tullianum é o mais antigo de Roma. Foi construído sob o governo do Imperador romano Sérvio Túlio no século II aC.

Muitos são os personagens ilustres que ali foram detinos ou perderam a vida por estrangulamento ou decaptação; por exemplo, Lentulo e Cetego, companheiros de Catilina (60 aC), ou Vercingetorix, rei da Gália (46 aC) e Simon bar Jiora, que defendeu Jerusalém contra Tito (70 d.C).

No entanto, o que torna este lugar interessante é que muito provavelmente este local serviu de cárcere para os apóstolos Paulo de Tarso e Simão Pedro. Conta-se que Pedro fez brotar uma fonte de água no exíguo espaço da prisão, e assim conseguiu batizar dois dos guardas.

A tradição deste local ter servido de cárcere aos apóstolos é incerto, mas não improvável. o cárcere foi transformado em uma capela dedicada a Pedro. Foi incorporado em San Giuseppe, em 1597, e consagrada em 1726 por Papa Benedicto XII (1724-1730). Há uma lenda que diz que Pedro orou a Deus e Este fez surgir um poço de água que o utilizou para batizar dois dos guardas, Processo e Martiniano. Ele é decorado com um altar alusivo ao batismo dos guardas. Na entrada há uma caixa de doações - que é deixada para você a decidir quanto a dar, mas uma pequena contribuição deve ser feita para manutenção do local. A igreja é normalmente aberta apenas aos domingos, ao passo que a prisão Mamertine é normalmente aberta todos os dias.

Referência bíblica:  2 Tm 1.82 Pe 1.14

Por que Paulo não foi crucificado?
Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, que atualmente pertence à Turquia, numa família judaica da Diáspora (dispersão) (na altura já havia uma diáspora de judeus que viviam espalhados pelo mundo, sobretudo na Pérsia, mas também em torno do mediterrâneo, em Alexandria e no norte de África, na Turquia, Grécia e outras partes do Império Romano, incluindo a atual Península Ibérica). Nasceu numa data desconhecida mas "sem dúvida antes do ano 10 da nossa era" (Étienne Trocme). Seu pai, em circunstâncias que se desconhece, adquiriu a cidadania romana mantendo a fé judaica, educou-o na tradição judaica. Durante toda sua vida sua cidadania romana foi um meio de proteção física. Como ele próprio diz, foi circuncidado ao oitavo dia e mantém-se sempre na lei mosaica. Diz-se mesmo um Fariseu. A sua formação primária foi feita numa escola de cultura grega, como atestam as suas cartas. Mas ele afirma que recebeu também o ensino por parte de rabinos.

Foi julgado e condenado à morte, e, em face de ser cidadão romano (pois a crucificação não era permitida em lei para os romanos), teria sido decapitado em 67 d.C. Seu túmulo encontra-se na Basílica de São Paulo Extra-Muros, na Via Ostiense, lugar tadicionalmente aceito como sendo de seu martírio.


Explicaçao da cruz de Pedro virada ao contrário
Clemente de Roma, coloca a sua morte como sendo por crucificação, no então governo de Nero (é amplamente aceito que seu martírio tenha se dado no local que hoje encontra-se a Piazza de S. Pietro). A tradição sustenta que os romanos crucificaram de cabeça para baixo (a seu pedido, ele não quis se comparar a Jesus). No caminho para a sua execução, dizem, ele conheceu Jesus e perguntou, “Senhor, onde você está indo?". Outras versões da história argumentar que isto aconteceu enquanto estava fugindo de Roma para evitar a execução, depois do encontro com Jesus, Pedro retornou.

Características
A prisão é particularmente claustrofóbica, no andar mais baixo, onde as execuções ocorriam. Chega a ser sufocante: dá pra imaginar o sofrimento dos famosos santos cristãos e outros tantos prisioneiros que enfrentaram aqui seu destino.

Localização
Clivo Argentario, 1
Horário: De abril a setembro das 09 às 12hs. e das 14:30 às 18hs. De outubro a março das 09 às 12hs. e das 14 às 17hs.



Fotos
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário