A cidade de Hebrom

Hebron (em hebraico חֶבְרוֹן, transl. Ḥevron, em árabe الخليل, transl. al-Khalīl) é uma cidade na Cisjordânia, sob ocupação de Israel, na terra de Judeia, com população árabe e judia.

Uma cidade na Palestina, cerca de 17 milhas a sudoeste de Jerusalém, tem uma população de 14000, incluindo 1100 judeus-690 Sephardim e 410 Ashkenazim. Em 1890 houve uma população judaica de 1490, mas foi diminuindo. A maior parte dos judeus continuam a viver em um gueto cercado por muralhas, e conhecida em espanhol como "El Cortijo" (o tribunal). É constituída por um labirinto de passagens estreitas e escuras, em que as portas abertas a distâncias de não mais de três pés.


Hebrom em hebraico significa União ou Aliança. É uma cidade que está em meio a montanha de Judá, a uns 915m acima do nível do Mar Mediterrâneo, entre as cidades de Berseba e Jerusalém, distante aproximadamente 32km de cada uma. Antigamente era chamada de Quiriate-Arba. A 3,2 km ao Norte está Manre, chamada antigamente de Manre, o Amorreu (Gn 13:18; 35:27), que era conhecido como el-Khalil ("o amigo"). Aqueles que viveram lá foram os cananeus e os anaquins, Abraão, Isaque e Jacó. Nesta cidade o rei Davi fez sua residência real, assim como Absalão (inclusive foi aqui que ele começou a revolta contra seu pai). Sara, esposa de Abraão, foi enterrada aqui, Josué a conquistou e Caleb a reconquistou. Os romanos a capturou e a destruiu.

Hebron foi uma das cidades que possuíam uma comunidade judaica após o retorno da Babilônia, mas o Idumeans aparecem depois de ter adquirido ele, uma vez que eles foram expulsos por Judas Macabeu (I Macc. V. 65). Ocupada pelos romanos, foi tomada por Simão, filho de Gioras, um dos líderes da insurreição, mas os romanos geral Cerealis retook que a tempestade, matou a guarnição, e queimaram a cidade (Munk, "La Palestina," p . 57). Judeus não habitam Hebron após a destruição do Templo, nem no âmbito dos romanos, Byzantines, árabes, ou Cruzados. Benjamin de Tudela encontrado apenas um único judeu (1171) em St. Abraão, como Hebronwas chamado pelos Cruzados. Ele afirma, no entanto, que a Igreja de São Abraão tinha sido uma sinagoga no âmbito do Estado turco. Quarenta anos mais tarde R. Samuel bar Shimshon, que explorou Palestina, em 1209, não faz qualquer menção de judeus em Hebron.


Localização:

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário